2011 Declarado o "Ano de São Maximiliano Maria Kolbe"





O Senado da Polônia declarou o ano de 2011 como o Ano de São Maximiliano Kolbe"; Esta decisão foi tomada por unanimidade na sessão celebrada em 21 de outubro passado. Tomou-se esta decisão porque em 14 de agosto de 2011 se celebrará o 70º aniversário do martírio de São Maximiliano Kolbe (1894-1941), uma figura excepcional entre os grandes do século XX da Polônia como símbolo das vítimas do nazismo e porque é o "santo patrono dos tempos difíceis", como lhe chamava o Papa João Paulo II.
"O Senado da República da Polônia pretende celebrar a vida e as atitudes morais de um polaco e um sacerdote proeminentes, defensor da dignidade humana, do valor da virtude, da autoridade moral,... a solidariedade com outras pessoas que sofrem, ao dar sua vida, seu pensamento social...", disse a resolução.

Esta decisão do Senado coincide com as que os Franciscanos Conventuais da Polônia já declararam em agosto um "Ano Kolbiano", para comemorar a mesma data, tomando como lema as palavras do Servo de Deus, Cardenal Stefan Wyszynski: "Não apagueis o Espírito de Frei Maximiliano".



Frei Miroslav Bartos, ministro provincial dos Franciscanos Conventuais de Varsóvia, enfatizou que em todo o 70º aniversário da morte de São Maximiliano, querem reativar a herança legada por São Maximiliano à Ordem, à Igreja e ao mundo. Querem ajudar a viver o amor aos demais como lho viveu o "Mártir da Caridade".  T