Como fazer uma boa Reflexão?

 A reflexão é um voltar-se sobre si mesmo, não para julgar e moralizar os pensamentos, atos ou sentimentos, mas para aprendera viver a realidade na sua riqueza e complexidade. É, portanto, um exercício de intuição para adquirir um olhar mais profundo da realidade em nós. Por que em nós enão nos outros? Por que em nós, isto é, nos Homens está a estrutura essencial de todo o universo, portanto, também dos outros.
reflexão é uma experiência.Sabemos o que é fazendo-a! Aqui somente algumas insinuações: não é saber mais, ficar mais inteligente, mais informado; não é acionar a cuca, treinar o raciocínio, forçar o pensar, não é produzir mais intectualmente; não é aprender a discutir, a debater, a falar bem.
Reflexão é entrar num ritmo de tempo mais lento, calmo, sereno, despreocupado, despretencioso, sem utilidade e finalidade imediata de prática; a própria reflexão é uma prática: atitude real de ser. É descansar num modo de ser que poderíamos chamar depobreza de coração. É descansar e se regozijar no pouco, no insignificante, recobrar a capacidade e o gosto do insignificante, do admirar-se; recuperar a cordialidade de ser.
Por isso, na reflexão, não se deve querer fazer muito, se encher demais com informações e preocupações práticas. É ter a coragem de perder tempo com o pouco, de não ficar de má consciência por nada fazer e de ser inútil, de ficar entediado por inanição, de suportar a solidão interior, de ser livre em pensamento diante de Deus e de si mesmo.
Para a reflexão individual, talvez fosse útil observar que também é uma boa reflexão tomar uns quinze minutos diariamente para se exercitar em desligar-se de tudo e ficar sentado, apenas respirando bem, como se o único sentido da vida fosse estar esses quinze minutos sem nada fazer, sem nada pensar, apenas respirando bem, como que, sereno e tranqüilo, sob o bom olhar de Deus.
Se ocorrem pensamentos ou preocupações, não se incomodar. Deixar que passem pela mente como as águas de uma torrente passam por cima de pedras dentro d'água. As pedras permanecem assentadas, tranqüilas e imóveis. Só fazer isso já é reflexão. Pois, aos poucos, cresce no fundo de nossa alma uma tranqüilidade firme e bem assentada, que respira bem espiritualmente. T


FONT: