Intro AD

Didaqué - As instruções dos Apóstolos


[69357.jpg]


 A VIDA EM COMUNIDADE

Capítulo XI

1-Se vier alguém até você e ensinar tudo o que foi dito anteriormente, deve ser acolhido.

2-Mas se aquele que ensina é perverso e ensinar outra doutrina para te destruir, não lhe dê
atenção. No entanto, se ele ensina para estabelecer a justiça e conhecimento do Senhor, você deve acolhê-lo como se fosse o Senhor.

3-Já quanto aos apóstolos e profetas, faça conforme o princípio do Evangelho.

4-Todo apóstolo que vem até você deve ser recebido como o próprio Senhor.

5-Ele não deve ficar mais que um dia ou, se necessário, mais outro. Se ficar três dias é um falso profeta.

6-Ao partir, o apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar onde deve parar. Se pedir dinheiro é um falso profeta.

7-Não ponha à prova nem julgue um profeta que fala tudo sob inspiração, pois todo pecado será perdoado, mas esse não será perdoado.

8-Nem todo aquele que fala inspirado é profeta, a não ser que viva como o Senhor. É desse modo que você reconhece o falso e o verdadeiro profeta.

9-Todo profeta que, sob inspiração, manda preparar a mesa não deve comer dela. Caso contrário, é um falso profeta.

10-Todo profeta que ensina a verdade, mas não pratica o que ensina é um falso profeta.

11-Todo profeta comprovado e verdadeiro, que age pelo mistério terreno da Igreja, mas que não ensina a fazer como ele faz não deverá ser julgado por você; ele será julgado por Deus. Assim fizeram também os antigos profetas.

12-Se alguém disser sob inspiração: ¨Dê-me dinheiro¨ ou qualquer outra coisa, não o escutem. Porém, se ele pedir para dar a outros necessitados, então ninguém o julgue.

Capítulo XII

1-Acolha toda aquele que vier em nome do Senhor. Depois, examine para conhecê-lo, pois você tem discernimento para distinguir a esquerda da direita.

2-Se o hóspede estiver de passagem, dê-lhe ajuda no que puder. Entretanto, ele não deve permanecer com você mais que dois ou três dias, se necessário.

3-Se quiser se estabelecer e tiver uma profissão, então que trabalhe para se sustentar.

4-Porém, se ele não tiver profissão, proceda de acordo com a prudência, para que um cristão não viva ociosamente em seu meio.

5-Se ele não aceitar isso, trata-se de um comerciante de Cristo. Tenha cuidado com essa gente!

Capítulo XIII

1-Todo verdadeiro profeta que queira estabelecer-se em seu meio é digno do alimento.

2-Assim também o verdadeiro mestre é digno do seu alimento, como qualquer operário.

3-Assim, tome os primeiros frutos de todos os produtos da vinha e da eira, dos bois e das ovelhas, e os dê aos profetas, pois são eles os seus sumos-sacerdotes.

4-Porém, se você não tiver profetas, dê aos pobres.

5-Se você fizer pão, tome os primeiros e os dê conforme o preceito.

6-Da mesma maneira, ao abrir um recipiente de vinho ou óleo, tome a primeira parte e a dê aos profetas.

7-Tome uma parte de seu dinheiro, da sua roupa e de todas as suas posses, conforme lhe parecer oportuno, e os dê de acordo com o preceito.

Capítulo XIV

1-Reúna-se no dia do Senhor para partir o pão e agradecer após ter confessado seus pecados, para que o sacrifício seja puro.

2-Aquele que está brigado com seu companheiro não pode juntar-se antes de se reconciliar, para que o sacrifício oferecido não seja profanado.

3-Esse é o sacrifício do qual o Senhor disse: ¨Em todo lugar e em todo tempo, seja oferecido um sacrifício puro porque sou um grande rei - diz o Senhor - e o meu nome é admirável entre as nações¨.

Capítulo XV

1-Escolha bispos e diáconos dignos do Senhor. Eles devem ser homens mansos, desprendidos do dinheiro, verazes e provados, pois também exercem para vocês o ministério dos profetas e dos mestres.

2-Não os despreze porque eles têm a mesma dignidade que os profetas e os mestres.

3-Corrija uns aos outros, não com ódio, mas com paz, como você tem no Evangelho. E ninguém fale com uma pessoa que tenha ofendido o próximo; que essa pessoa não escute uma só palavra sua até que tenha se arrependido.

4-Faça suas orações, esmolas e ações da forma que você tem no Evangelho de nosso Senhor.


Didaqué - As instruções dos Apóstolos Didaqué - As instruções dos Apóstolos Reviewed by cristãos atitude on 11:00 Rating: 5

Nenhum comentário