JOVENS RECEBEM CRUZ DA JMJ EM CANDEIAS



Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude continuam a sua peregrinação pelas terras baianas. Depois de visitar presos no complexo penitenciário Lemos de Brito e ir ao encontro de adolescentes na FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente), a cruz e o ícone de Maria partiram para a recém-criada Diocese de Camaçari, onde foram recebidos com muita festa.
Por volta das 20h30 desta segunda, 19, milhares de fiéis se concentraram na cidade de Candeias (BA) para receber os símbolos do maior encontro mundial dos jovens católicos (JMJ). Balões coloridos e faixas com mensagens de acolhida estampavam as janelas das casas para receber esses símbolos da fé cristã. Assim que esses objetos chegaram, fogos de artifícios coloriram o céu, enquanto os jovens cantavam: “No peito levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”.

Moradores preparam suas casas no trajeto da cruz dos peregrinos. Candeias recebeu com fervor os símbolos da JMJ
Os fiéis disputavam lugar para tocar e carregar a cruz. O entusiasmo e a fé com que os peregrinos levavam os símbolos da JMJ pelas ruas da cidade atraíam o olhar de quem passava.
Após uma parada na praça da cidade, os jovens fizeram um momento de oração conduzido pelo pároco da cidade, Frei Cristiano. Na reta final do percurso até o Santuário de Nossa Senhora das Candeias, os presentes entoavam, num lindo coro, o hino da inesquecível JMJ do ano 2000 em Roma: “Emanuel”. Era impossível não recordar os momentos vividos nas edições anteriores do evento criado pelo saudoso João Paulo II.

Chegando ao santuário, Frei Cristiano presidiu a Santa Missa na intenção da juventude de Candeias e do Brasil. Em sua homilia, o religioso chamou os jovens a se tornarem discípulos e missionários de Cristo, a serem profetas de uma nova geração. “Jovem, você não pode ficar parado diante da visita desta cruz e deste ícone, que visitam a nossa cidade. Estes símbolos, que foram enviados ao mundo por João Paulo II, querem recordar a você que o mundo precisa de profetas. Não cale a sua voz!”, exortou o pároco da cidade.

Jovens levam os símbolos pelas ruas de Candeias cantando "Emanuel"
Depois da Santa Missa, os jovens permaneceram em vigília durante toda a madrugada. Louvor, testemunho e adoração ao Santíssimo Sacramento fizeram parte da programação. Os jovens da cidade baiana aproveitaram, até o último instante, a visita de Deus por intermédio dos símbolos da JMJ.
Frei Cristiano, que liderou um grupo de 67 jovens para a JMJ de Madri, sendo 36 da paróquia dele, nos concedeu uma entrevista e disse que a festa e o entusiasmo com o qual os jovens de Candeias receberam a cruz é fruto da peregrinação feita à capital da Espanha em agosto.
Destrave: O que o senhor espera que esta passagem da cruz da JMJ pelo Brasil desperte nos jovens até 2013?
Frei Cristiano: Eu acredito que deve despertar a esperança e o desejo de fazer mais. A passagem da cruz pelo Brasil deve despertar o desejo do jovem de ir além, além pessoal e espiritualmente, nas relações, no conhecimento da nossa Igreja. Eu vejo que esta passagem já está mexendo muito com a juventude do país. Nós estamos mostrando que somos uma Igreja viva, uma Igreja alegre.
Nesta terça, 20, os símbolos da JMJ serão recebidos na catedral de Camaçari, onde haverá a celebração da Santa Missa e logo depois o envio dos símbolos para Lagoinhas, ainda no estado da Bahia.
























































font: