Oração de benção pela Quarta-Feira de Cinzas - Início da Quaresma




Ant. 1 Pequei contra Vós, Senhor: compadecei-Vos de mim.



Salmo 50 (51)

Compadecei-Vos de mim, ó Deus

Renovai-vos pela transformação espiritual da vossa inteligência, e revesti-vos do homem novo (Ef 4, 23-24).





3 Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade, * pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados. 4 Lavai-me de toda a iniquidade * e purificai-me de todas as faltas 5 Porque eu reconheço os meus pecados * e tenho sempre diante de mim as minhas culpas. 6 Pequei contra Vós, só contra Vós, * e fiz o mal diante dos vossos olhos. Assim é justa a vossa sentença * e recto o vosso julgamento. 7 Porque eu nasci na culpa * e minha mãe concebeu-me em pecado. 8 Amais a sinceridade de coração * e fazeis-me conhecer a sabedoria no íntimo da alma. 9 Aspergi-me com o hissope e ficarei puro, * lavai-me e ficarei mais branco do que a neve. 10 Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria * e estremeçam meus ossos que triturastes. 11 Desviai o vosso rosto das minhas faltas * e purificai-me de todos os meus pecados. 12 Criai em mim, ó Deus, um coração puro * e fazei nascer dentro de mim um espírito firme. 13 Não queirais repelir-me da vossa presença * e não retireis de mim o vosso espírito de santidade. 14 Dai-me de novo a alegria da vossa salvação * e sustentai-me com espírito generoso. 15 Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos * e os transviados hão-de voltar para Vós. 16 Ó Deus, meu Salvador, livrai-me do sangue derramado * e a minha língua proclamará a vossa justiça. 17  Abri, Senhor, os meus lábios * e a minha boca anunciará o vosso louvor. 18 Não é do sacrifício que Vos agradais * e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis. 19 Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido: * não desprezareis, Senhorum espírito humilhado e contrito. 20 Pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, * reconstruí os muros de Jerusalém. 21 Então Vos agradareis dos sacrifícios devidos, † oblações e holocaustos, * então serãooferecidas vítimas sobre o vosso altar.



Ant. 1 Pequei contra Vós, Senhor: compadecei-Vos de mim.

Ant. 2 Reconhecemos, Senhor, a nossa culpa, porque somos pecadores.



Cântico Jer 14, 17-21



Lamentação em tempo de fome e de guerra

Está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho (Me 1, 15).

17 Chorem meus olhos, noite e dia, * lágrimas sem fim porque uma grande ruína, uma chaga atroz, * tortura a virgem, filha do meu povo. 18 Se saio para o campo, eis os mortos à espada; * se entro na cidade, eis as vítimas da fome. Tanto o profeta como o sacerdote * percorrem o país sem nada entender. 19 Acaso rejeitastes inteiramente Judá? * Porque Vos desgostastes com Sião? † Porque nos feristes sem esperança de remédio? Esperávamos a paz e nada vemos de bom, * uma era de restauração e surgiu a angústia. 20 Reconhecemos, Senhor, a nossa impiedade * e a culpa de nossos pais: † porque pecamos contra Vós.21 Não nos rejeiteis, por amor do vosso nome, *não deixeis profanar o vosso trono de glória. † Recordai e não revogueis a vossa aliança connosco.


Ant. 2 Reconhecemos, Senhor, a nossa culpa, porque somos pecadores

Ant. 3 O Senhor é Deus. Nós somos o seu povo, ovelhas do seu rebanho.






Salmo 99 (100)

A alegria dos que entram no templo



O Senhor faz cantar os redimidos um hino de vitória (S. Atanásio).

2 Aclamai o Senhor, terra inteira, * servi o Senhor com alegria, † vinde a Ele com cânticos de júbilo. 3 Sabei que o Senhor é Deus, * Ele nos fez, a Ele pertencemos, † somos o seu povo, ovelhas do seu rebanho. 4 Entrai pelas suas portas, dando graças, * penetrai em seus átrios com hinos de louvor, † glorificai-O, bendizei o seu nome. 5 Porque o Senhor é bom, * eterna é a sua misericórdia, † a sua fidelidade estende-se de geração em geração.

Ant. 3 O Senhor é Deus. Nós somos o seu povo, ovelhas do seu rebanho.

Leitura breve Deut 7, 6.8-9

O Senhor teu Deus escolheu-te para seres o seu povo, entre todos os povos espalhados pela face da terra. O Senhor vos ama e quer ser fiel ao juramento feito a vossos pais. Por isso a sua mão poderosa vos fez sair e vos libertou da casa da escravidão, do poder do Faraó, rei do Egipto. Reconhece, pois, que o Senhor teu Deus é o verdadeiro Deus, um Deus leal, que por mil gerações é fiel à sua aliança e à sua benevolência para com aqueles que amam e observam os seus mandamentos.

Responsório breve

V. O Senhor me livrará do laço do caçador.
R. O Senhor me livrará do laço do caçador.
V. A sua fidelidade é escudo e couraça. R.
V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R.
Ant. Bened. Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio como as pessoas fingidas.

Preces

Dêmos graças a Deus Pai, que nos concede o dom de iniciar hoje o tempo quaresmal. Supliquemos-Lhe que durante estes dias de salvação purifique os nossos corações e os confirme na caridade, mediante a acção do Espírito Santo. Digamos confiadamente:

Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo.

Ensinai-nos a saciar o nosso espírito
— com a palavra que sai da vossa boca.

Fazei que pratiquemos a caridade, não só nos acontecimentos importantes,
— mas também na nossa vida de cada dia.

Ajudai-nos a evitar o supérfluo,
— para podermos socorrer os nossos irmãos necessitados.

Ajudai-nos a trazer sempre em nossos corpos a imagem da paixão de vosso Filho,
— Vós que nos destes a vida no seu Corpo.

Pai nosso

Oração

Concedei-nos, Senhor, a graça de começar com santo jejum este tempo da Quaresma, para que, no combate contra o espírito do mal, sejamos fortalecidos com o auxílio da temperança. Por Nosso Senhor.

Das Laudes de hoje