Desconhecidos assassinam sacerdote durante assalto a supermercado








- Pe. Michael Akawu foi assassinado durante o assalto a um supermercado na Nigéria em 18 de agosto, no qual os assassinos também mataram e feriram outras pessoas.

A Arquidiocese de Abuja informou que, no último sábado à noite, o sacerdote estava no supermercado Uche Best, na cidade de Gwagwalada, quando um grupo de desconhecidos atirou contra ele.



Em seu comunicado, pediu orações pela "morte súbita e prematura" e o "descanso eterno" do pároco associado da paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Dobi-Gwagwalada e capelão do decanato.

O diretor do Escritório de Comunicações Sociais da Arquidiocese de Abuja, Pe. Patrick Tor Alumuku, disse à agência vaticana Fides que os delinquentes "também feriram e assassinaram outras pessoas".





Fides indicou que Pe. Michael Akawu era o primeiro sacerdote originário de Abuja (capital da Nigéria) e tinha sido ordenado em 4 de fevereiro deste ano pelo Arcebispo local, Cardeal John Olorunfemi Onaiyekan.

Atualmente, a polícia local está procurando os delinquentes.
A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) revelou em seu último relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, publicado em 2016, que a Nigéria é um dos sete países onde os cristãos são perseguidos por causa da sua fé.

Os dois grupos que mais perseguem os fiéis são os terroristas muçulmanos do Boko Haram, aliados ao Estado Islâmico, e os pastores do grupo étnico fulani.
No final de junho, a Conferência dos Bispos Católicos divulgou uma declaração na qual pedia ao governo para que impedisse a violência provocada pelos ataques dos fulani.